Secretaria estadual de Saúde e Hospital São Mateus  assinam contrato para realização de transplantes renais em MT

O Hospital São Mateus de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) assinaram, nesta segunda-feira (02.09), contrato para a realização de transplantes de rins em usuários do Serviço Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso.

A contratualização é o primeiro passo para a efetivação dos transplantes renais na unidade de saúde privada e a retomada do serviço em Mato Grosso. Além dos exames pré-operatórios, o hospital ficará responsável pelas etapas de captação, retirada de órgãos e procedimento de transplantes de rins. Bem como, o acompanhamento pós-operatório.

Segundo a diretora do Hospital São Mateus, Marilda Venzel, a parceria é um ponto muito positivo tanto para a unidade de saúde, como para o Governo, mas principalmente, para o paciente a ser transplantado.

“Esse contrato traz benefícios diretos a todos os envolvidos, a nós que oferecemos um serviço de qualidade habilitado junto ao Ministério da Saúde, ao Governo que beneficia a população com atendimento médico especializado de maior complexidade e, especialmente, ao paciente que não terá mais que sair de Mato Grosso para se submeter ao transplante de rins e fazer o acompanhamento pós-cirúrgico. Para muitos transplantados esse acompanhamento era oneroso e muito desgastante”, ressaltou a diretora.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a relevância da contratualização para a oferta do serviço.

“Fizemos um chamamento público e hoje firmamos uma parceria importante para garantir mais saúde aos pacientes renais do nosso Estado. Estamos satisfeitos de ter entre os nossos prestadores de serviço um grupo de saúde habilitado e com expertise na área de transplantes”, declarou Figueiredo.

Para o coordenador médico da equipe de Nefrologia e coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi, a retomada do serviço é uma conquista relevante para a saúde pública.

“A contratualização com o Governo do Estado para a realização dos transplantes de rim no Hospital São Mateus será de grande valia, já que reinicia as atividades aqui dentro do estado. Essa ação será crucial para quem necessita do serviço e   abrirá o portfólio para que novas equipes se credenciem em outros tipos de transplante”, acrescentou.

A previsão é de que o primeiro transplante de rim feito no hospital São Mateus ocorra em até 90 dias.

Crédito Foto: Fernando Rodrigues

Obrigado por sua mensagem!

Em até 5 dias, entraremos em contato para continuar essa conversa.