Captação de rins e córneas no Hospital São Mateus irá beneficiar quatro pacientes

O Hospital São Mateus e a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizaram, neste domingo (19), o primeiro procedimento do ano de captação de dois rins e duas córneas, na capital mato-grossense.

Os órgãos captados vão beneficiar quatro pacientes da fila de transplante de rim e córnea em dois estados brasileiros. A coleta foi feita por uma equipe captadora de Goiânia (GO) acompanhada de uma equipe médica do hospital local.

“O procedimento foi fundamental para o avanço desse trabalho iniciado junto à Central de Transplantes. Ele concretiza mais uma etapa de planejamento para, em breve, reiniciarmos os transplantes de rins em Mato Grosso. Acompanhamos todo o trabalho de captação e essa prática reforça nosso compromisso de oferecer à sociedade cuidado completo, resgatando a saúde e esperança de muitas famílias que aguardam, alguns há anos, por um transplante de rins”, reforça o médico nefrologista e diretor técnico do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi.

Ao longo de 2024, treze captações de múltiplos órgãos foram efetuadas no Estado.

Apesar de 50 hospitais em Mato Grosso estarem aptos para a captação de órgãos, somente quatro hospitais estão habilitados para a realização de transplantes, são eles: Hospital São Mateus (transplante renal), Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplante de córneas), Instituto da Visão (transplante de córneas) e Hospital de Olhos (transplante de córneas).

Atualmente no Estado são feitos transplantes de córneas e tecidos. No caso dos demais tipos de transplantes os pacientes são encaminhados para outros estados, custeados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) da SES-MT, que contribui com recursos na locomoção, estadia e alimentação do paciente e acompanhante.

Reativação

Em setembro de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) assinou a ordem de serviço para a retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso junto ao Hospital São Mateus, em Cuiabá. Com o credenciamento, a unidade se tornou o único hospital do Estado autorizado a realizar transplantes renais. A triagem de pré-transplante dos pacientes já está em andamento e os transplantes devem ser retomados nos próximos meses.

Obrigado por sua mensagem!

Em até 5 dias, entraremos em contato para continuar essa conversa.