Coronavírus – Medidas adotadas pelo Hospital e Maternidade São Mateus

Estamos atentos e acompanhando todos os desdobramentos da pandemia que atingiu o mundo. Para isso, criamos um Comitê de Gerenciamento do COVID-19, composto por profissionais de diversas áreas da saúde, com objetivo de assegurar a qualidade assistencial aos pacientes em geral e, em especial, aos pacientes com suspeita de infecção pela doença.

Nossas equipes atuam conforme protocolo de segurança definido, de modo que todas as unidades de pronto-socorro do Hospital e Maternidade São Mateus encontram-se atualmente capacitadas para receber pacientes com suspeita e/ou confirmação de COVID-19.

Contamos com 37 leitos de UTI e mantém sua rotina com foco na agilidade e eficiência no atendimento que presta aos seus pacientes, de forma geral.

Além disso, cada unidade do Hospital e Maternidade São Mateus destinou uma área específica para o tratamento de doentes com diagnóstico ou suspeita de coronavírus, tanto em unidade aberta quanto em UTI´S, isolando-os do contato com outros pacientes.

O abastecimento dos hospitais é outra preocupação do Hospital e Maternidade São Mateus e trabalhamos com o objetivo de assegurar a existência de insumos suficientes para o dia a dia das unidades, já prevendo as demandas adicionais e específicas dos pacientes que possam estar acometidos pela doença. Faz parte do Plano de Ação estabelecido receber e tratar todos os pacientes, com excelência, em todo o tempo de duração da internação no hospital.

O Hospital e Maternidade São Mateus se mantém permanentemente atualizada sobre a evolução da doença e trabalha continuamente na preparação de sua equipe para assegurar a qualidade do atendimento prestado.

ORIENTAÇÕES PARA VISITANTES:

Devido à epidemia mundial, o Hospital e Maternidade São Mateus tem se mantido vigilante em relação ao COVID-19 (Coronavírus). E, diante disso, foram adotadas as seguintes medidas de segurança quanto aos horários de visitação nas unidades.

Apenas acompanhantes podem ficar com o paciente, respeitando e adotando
todas as medidas de segurança estabelecidas pelo hospital, com a troca dos acompanhantes restritas aos horários estipulados.

RESTRIÇÃO TOTAL DE VISITANTES E ACOMPANHANTES:

• crianças de até 12 anos;
• idosos a partir de 65 anos;
• indivíduos em condições que reduzam a imunidade como: câncer, transplantados, queimados, gestantes, portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV);
• visitantes com sintomas como febre e tosse, ou com viagem para o exterior ou outras cidades nos últimos 14 dias, independente do motivo da internação.

Esses grupos não devem participar de visitas desnecessariamente.

– Canceladas as visitas estendidas nas Unidades de Internações, UTIs Gerais e UCO.

– Proibida a entrada de acompanhantes na observação do Pronto-Socorro
(exceto acompanhantes de crianças, idosos acima de 65 anos e PNE).
Alteração aos horários de visitas:
• Unidades de Internação (Enfermarias e Apartamentos): a visitação está suspensa,
de modo que o paciente poderá permanecer com um acompanhante.
Para os pacientes que não têm acompanhante está autorizado um visitante
das 14h às 19h.
• UTI: Está autorizado um visitante das 10h às 11h

Não haverá visita fora do horário acima.